A gente adora um azulejo antigo. Seja pelas cores vivas e desenhos ingênuos ou pela nostalgia contida nestes quadradinhos de cerâmica.
A Cláudia garimpou alguns em um Cemitério de Azulejos, que de cemitério não tem nada pois é um lugar cheio de achados decorativos. Eu ganhei um de flores verde e laranja que estava decorando um canto da cozinha até que resolvi dar uma utilidade a mais para ele. Transformei meu azulejo em um porta-chaves para colocar na entrada de casa.
Como base do porta chaves usei somente o tampo de uma caixa de mdf que tinha em casa. A sorte é que a moldura do tampo era exatamente do tamanho do azulejo. Todos os outros materiais que usei estão na foto acima. Também usei uma furadeira com broca de madeira e um martelo.
As fotos a seguir mostram a ordem de execução do projeto. Acho que é bem auto-explicativo!
Dicas para quem quiser se aventurar:
- O mdf da minha caixa estava bem liso mas, se o seu não estiver, é uma boa lixar antes de pintar.
- Como a tinta PVA amarela era meio transparente e não tinha uma boa cobertura (testei antes) passei uma primeira camada de tinta PVA branca como base. Depois passei uma mão bem grossa de tinta amarela.Deixei secar bem, por 24 horas.
- Fiz furos com broca de madeira para conseguir encaixar os ganchos mais facilmente mas como o mdf é ‘mole’ se você tiver força consegue furar com a ponta do gancho. Marque os locais para furar antes, assim você não erra.
- A cola que usei para fixar o azulejo foi a Cascola Extra- adesivo de contato. Acho que outras servem mas tem que ser uma cola forte, para segurar o peso do azulejo.
- Na parte de trás coloquei dois ganchos do tipo para pendurar quadro. Mas uma vez, martelei direto no mdf.
Aí está o resultado final. Azulejo xodó em display e chaves organizadas :).
Se ficou curiosa para saber mais sobre o Cemitério de Azulejos vale a pena reler este post antiguinho sobre a visita da Cláudia ao lugar e o cachepô que a Cláudia fez com peças de lá.
Fica a dica de mais um projeto bacana para fazer usando os queridos quadrados nostálgicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!