26 de fevereiro de 2013

RIO DE SOL, SAL E MAR: GUIA DE PRAIAS DO RIO DE JANEIRO



Agora que vocês já têm onde ficar (vejam os posts sobre hospedagem aqui e aqui) vamos iniciar as dicas de lugares para conhecer e aproveitar bem essa cidade incrível que é o Rio . E como grande partes dos turistas que vêm para a Cidade Maravilhosa buscam por “sol e praia”, nada mais justo começarmos por aquelas que todos deveriam conhecer quando veem nos visitar:

PRAIAS NA ZONA SUL

 Praia de São Conrado 
Seu nome oficial é Praia da Gávea e tem 3 km de extensão. O principal ponto da praia é a pista de pouso de asa delta e parapente, então essa é a chance de realizar aquele sonho de voar de asa delta que sempre ficou guardadinho para depois. Também é point de surf, então, pras meninas que curtem o esporte, querem aprender ou só dar uma olhada nos surfistas: esse é o lugar.

 Praia do Leblon 
Cercada por prédios de luxo, Leblon é a continuação de Ipanema. Praia super familiar (atenção leitoras mamães!), no Posto 12 tem o chamado Baixo Bebê, um quiosque preparado pra atender às crianças com brinquedos, parquinho na areia, fraldário etc. Nas areias da praia, além de muito turista e gente linda, tem escolinhas de surf, futebol, vôlei entre outras atividades. E no calçadão também tem agitação, sempre podemos ver alguém fazendo jogging, caminhando, conversando, ou só passeando enquanto admira a paisagem e conhecendo gente nova! No finalzinho da praia, junto à subida do Vidigal, tem um mirante com uma vista liinda da orla do Leblon e Ipanema, vale a pena visitar.


 Praia de Ipanema 
Suas areias marcam a história da Bossa Nova. É com certeza uma das praias mais badaladas do Rio (alô “garotas de Ipanema”) e até hoje mantém sua fama de lançadora de tendências e de movimentos culturais em seus 2 km de praia. O Posto 9 (que tem esse nome por conta do posto de salvamento número 9) é um dos mais concorridos e que acolhe todas as tribos em pontos específicos: os GLS geralmente ficam em frente a Farme de Amoedo e os mais moderninhos se dividem entre a as ruas Vinícius de Moraes e a Maria Quitéria. A paisagem é incrível, gente bonita, areia fofinha, as vezes são realizados alguns shows ao ar livre. Tudo pra render umas boas férias com muito bronze, água de coco e agitação.

 Praia do Arpoador 
Uma das praias mais amadas pelos cariocas e turistas, tanto pela prática de surf que acontece em qualquer estação do ano quanto pela paisagem que pode ser vista das pedras do Arpoador:a melhor vista da praia e do pôr-do-Sol. Curiosidade: a praia tem esse nome pois dizem que, no passado, era possível arpoarem-se baleias nessa praia.

 Praia de Copacabana 
Copacabana, a praia mais famosa do Brasil, palco da queima de fogos do Réveillon e que quando está lotada se torna cartão postal do Verão carioca. Oferece barracas padronizadas, banheiros bem equipados em que é até possível tomar um banho (com cobrança de taxa). O famosíssimo calçadão da Avenida Atlântica, estampado em canecas, cangas, toalhas, tatuagens etc, pede uma caminhada a qualquer hora do dia, sempre há muitas pessoas andando de skate, fazendo jogging, pedalando, ou simplesmente fotografando ao lado da estátua do Carlos Drummond de Andrade, que fica na altura do Posto 6, perto da esquina das avenidas Atlântica com a Rainha Elizabeth.
 Praia do Leme 
É continuação da praia de Copacabana, mas como já fica no bairro do Leme ganha o nome de Praia do Leme. Uma delícia de praia, mais pacata e tranquila. Seu mar é mais calmo e junto ao Morro do Leme, no final da praia, possui um mirante, o chamado Mirante do Leme. No mirante há um quiosque, então já dá pra curtir umas bebidinhas enquanto aproveita a paisagem. Mais acima tem o Forte do Leme onde muitos vão pra fotografar e também admirar um pouco mais da paisagem por ali.

 Praia Vermelha 
A Urca é o bairro que acomoda dois dos mais importantes pontos turísticos do Rio: o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Essa praia pacata fica entre o Morro da Babilônia e o Morro do Pão de Açúcar o que faz com que ela tenha uma vista muito bonita. No pequeno calçadão tem quiosques, e a esquerda da praia há a Pista Cláudio Coutinho, uma opção para aquelas queadoram caminhadas ecológicas. Além de servir como pista para corridas e caminhadas, tem um mirante incrível rodeado pelo mar, pela flora e pelo Morro da Urca.

PRAIAS NA ZONA OESTE
 Praia do Pepê 
Essa praia é trecho da Praia da Barra, entre o quebra mar até a barraca de sanduíche natural do falecido Pepê. Nessa praia se pratica muito windsurf, mas também o surf, kitesurf e bodyboard, então a praia é cheia de gente jovem, bonita e que gosta de praticar um esporte aquático. O calçadão também é movimentado, muitas pessoas caminhando, correndo, vendo a paisagem, tem atividade para todos os gostos, até para aqueles que praticam a atividade de só admirar os que passam. Para se alimentar tem a barraca do Pepê, super tradicional, com sucos, sanduíches naturais etc, mas também há outros quiosques, restaurantes, lanchonetes e bares por perto.

 Praia da Reserva 
Essa praia já fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio, e ganhou esse nome por fazer parte de uma Reserva Ecológica. É super tranquila, de águas limpas, bastante extensa e pouco frequentada, mas mesmo assim tem quiosques na orla, o que não impede de curtir uma boa água de coco enquanto admira a paisagem. A Carla é frequentadora dessa praia e que por sinal está na lista por indicação dela. E como não circula linha de ônibus por perto, para chegar lá só de carro, meninas!
 Prainha 
A Prainha fica no final da praia do Recreio, sempre chama a atenção pelas boas ondas e por ser completamente linda. Com 700 metros de praia cercada por morros cobertos pela Mata Atlântica, é a preferida dos surfistas. Considerada o melhor ponto de Surf do Rio, já foi sede de diversas etapas de torneios nacionais e internacionais. Uma dica para quem quer conhecer échegar cedo para pegar uma vaga no estacionamento bem próxima a praia e aproveitar nascer do Sol lá, garanto que é lindo (e é cedinho que os globais surfistas pegam onda)Quem quer curtir a praia com mais tranquilidade vá no meio da semana, no fim de semana costuma lotar e se bater a fome é só ir num dos quiosques e pedir um sanduíche natural ou açaí na tigela <3

 Praia do Abricó 
Essa praia também fica localizada na Área de Proteção Ambiental de Grumari e é a única praia de naturalismo do Rio, é até filiada oficialmente à Federação Brasileira de Naturalismo. Possui 1,5 KM de extensão e fica após a Prainha e Praia de Grumari, na Barra da Tijuca.  A praia é bem escondidinha mesmo, reservada e tranquila, o ônibus deixa quem for visitar a mais ou menos 5 km de distancia da praia, mas tem uma estrada asfaltada que possibilita melhor o acesso.

 Praia de Grumari 
Praia de 2,5 km de extensão com água cristalinas e areias limpas e que pertence a Área de Proteção Ambiental de Grumari. Por conta das ondas fortes agrada a muitos para a prática de surf, perto da areia as ondas ficam mais fracas, assim muita gente aproveita pra praticar bodyboard e outros esportes aquáticos. A área tem muitos morros, costões, tudo preservado pela reserva ambiental, e que torna possível a gente se encantar ainda mais com a Mãe Natureza.
Agora é só escolher a praia que mais curtiu e conhecer, ou então faça melhor: conheça todas!

Fonte: Modices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...