31 de julho de 2014

Gente que cria e encanta: Tê Pires

Tudo começou mais ou menos assim... Eu namorava o projeto 'as papeleiras', até que um dia elas vieram espalhar o amor ao papel num espaço delicinha aqui no Rio! 
Sabe dia perfeito?! Foi mais ou menos assim aquele dia! ♥
Rolou um amor à "primeira papelada" e desde então, mesmo que a distância venho acompanhando as meninas! Tanta coisa já aconteceu desde então, grupos no Facebook,  aulas no Eduk, as papeleiras se despediram e Tê Pires "nasceu"! 
{Eba! Viva! Que você tenha vida longa e colorida!} 
Como uma das propostas desse espaço é, também, a construção coletiva, dar visibilidade ao trabalho de outras pessoas que criam, não perdi tempo e pedi para que ela me contasse sobre a vida, como tudo começou, sobre as aulas online e principalmente sobre a Tê Pires, um projeto cheio de bossa que promete encantar muitos corações.
Vamos lá? Preparad@s?

1) Tê, se apresenta para mim (como você se vê no mundo)?

"Orgulhosamente fora do normal", rs... Escrevi assim, resumidamente, em meu site porque o mundo tá cada vez mais igual, e eu 'fujo' disso: me vejo sempre buscando caminhos alternativos, saindo do óbvio, fugindo da 'normose', me desafiando diariamente, me ocupando no mundo de uma forma que talvez o mundo não esperasse. 

Sou uma pessoa simples, quem me conhece sabe o quanto é difícil me ver maquiada ou de salto... :) Fico extremamente feliz com coisas simples e fico muito feliz com facilidade, diariamente. Sou muito feliz. Amo as coisas, as pessoas, a vida, o novo, as mudanças. Amo amar com tanta facilidade! Adoro me encantar e me re-encantar pelas coisas e pelas pessoas. Sou dessas que troca qualquer balada, show de gente famosa, pra fica em casa curtindo os amigos em um jantar feito por nós mesmos. Sou dessas que não usa roupas/bolsas de marca, mas sou capaz de pagar 300 reais em uma bolsa de 'paninho' (como dizem por aí, menosprezando) porque é linda e foi feita a mão e o 'paninho' parece que foi feito pra mim... Tenho uma necessidade enorme de criar... Sonho muito e amo realizar! Desde pequena sempre estava inventando algo: sonhando com o coração, criando com a cabeça e realizando com as mãos. Respondi sua pergunta Yoná? Ou está lhe parecendo uma resposta 'fora do normal'? Rs...


 
2) O que te motiva a estar (e ser) no mundo?

Acredito que o que mais me motiva se resume em três palavras: criação + amor + felicidade. O verbo criar, o sentimento de amar e o poder de produzir felicidade. Se eu fosse resumir o porque de estarmos vivos, falaria assim: para aprendermos a amar e sermos felizes e só aprendemos isso, vivenciando com o outro nas relações que escolhemos. Me motiva olhar para o outro e sentir que há amor, que há uma busca a felicidade. Me motiva as ações por amor. Me motiva ver coisas sendo criadas, com amor. Me motiva o sorriso que se cria após uma ação de amor. Esse encontro do amor com a felicidade, para mim, está diretamente ligado. O segredo é amar, estarmos abertos ao amor. Ninguém ama sozinho. Precisamos do outro. Confiar, acreditar, mesmo em um mundo onde muitas pessoas nos provem o contrário, eu garanto que se acreditar, haverá encontros bons. É isso que me motiva, Yoná! O amor, que é o embrião da felicidade... E eu escolhi amar e ser feliz criando! :)



3) Como você começou a trabalhar com design e encadernação manual artística?

Acho que comecei criança, quando recortava e colava revistas em casa em dias de chuva e pedia de presentes de natal coisas de papelaria. Fazia coleção de papéis de carta e tinha adesivos colados por todo canto. Tinha vários diários, canetinhas, carimbos e todas essas coisinhas que já nasci gostando!... O que a gente ama nasce assim, na inocência da criança, verdade. Daí, durante a escola me perdi um pouco achando que queria ser dentista, mas um cunhado arquiteto me lembrou do óbvio, que é fundamental, e me falou do Desenho Industrial. Fiz esse curso de tradução estranha para o Brasil, Desenho Industrial, mas no fim mesmo sou Designer. Lá aprendi a projetar, a criar, diferentes metodologias, leis da percepção visual, as relações do objeto com as pessoas e mais! Me formei especializada, se é que se pode dizer assim, em papel. :) Trabalhei anos com Identidade Visual e papelaria, revistas, relatórios e livros, ah... Os livros! Uma paixão! E desse amor pelos livros e pelo papel, tive a sorte de fazer um primeiro curso de encadernação em Brasília, em 2009. Desde esse dia eu nunca mais deixei de encadernar. Foi um depois do outro e a empresa 'as papeleiras' nasceu logo depois dessa aula. O vício já era grande, os pedidos de encomendas também...Começou assim, sem planejamento, fluindo, como são as coisas naturais na nossa vida. 


4) Qual a proposta da Tê Pires?

A 'Tê Pires' nasceu depois da experiência de 5 anos com 'as papeleiras'. Quando vivenciamos algo intenso e verdadeiro assim, adquirimos sabedoria com essa experiência, o que me fez refletir sobre o que eu realmente queria como empresária, designer e encadernadora. Muita gente me pergunta sobre os meus planos e todo mundo espera algo grande, por conta do que já vivi, mas o que não sabem é que na verdade, eu quero ser pequena. Pequena no tamanho (empresa), grande em cada coisinha que eu faça. ;) 'Pequenas grandes coisas', como disse no teaser em meu último curso da eduK.


A proposta da Tê Pires é oferecer "criação, amor e felicidade" em variados formatos, seja em um caderno ou álbum, ou em um ensinamento, ou em uma inspiração, em um exemplo, ou em uma marca que crio, ou em uma almofada ou um bordado. A Tê Pires quer 'tocar' as pessoas, quer estar, de alguma forma, nos momentos especiais das pessoas, quer 'transfomar' positivamente as pessoas, quer ajudar a deixar o mundo mais belo, feliz e cheio de amor. 

Com a Tê Pires eu consigo mais tempo para criar, aprender coisas novas, experimentar... Com as encomendas personalizadas eu consigo ajudar a concretizar momentos especiais na vida das pessoas. Com as aulas de encadernação manual eu consigo fazer as pessoas se apaixonarem por elas mesmas e se sentirem capazes de realizar! Com a Tê Pires eu consigo vivenciar o que me motiva e assim, porque é real, motivar os outros também.



A Tê Pires é assim: design + papel + tecido + criatividade! Conseguiu imaginar quanta coisa é possível? Lindo isso! :) Amo demais!!! Hoje meu ateliê é em casa, pequeno, mas fofo! Trabalho sozinha, mas tenho planos de desenvolver alguns projetos e coleções com amigos criativos! Dou aulas particulares no meu ateliê e não faço encomendas em grandes quantidades. Aceito encomendas pontuais e as faço de forma única e especial. Gosto quando o cliente me deixa livre para criar, confia na minha criatividade e estilo, assim posso estar sempre criando algo novo, me desafiando. Para um plano próximo futuro, quero desenvolver algumas coleções limitadas de livros e criar outros produtos ligados a papelaria e disponibilizar em uma futura lojinha virtual da Tê Pires.




5) Fale um pouco dessa parceria com a eduK, sobre difundir conhecimento on line e os desafios disso, o que está por vir.

Olha Yoná, eu nunca imaginei que estando nesse mundo tão analógico, artesanal, de olhar no olho, de ensinar 'pegando'(hehehe) eu daria aulas de artesanato on line. Quando eu e Van (as papeleiras) recebemos o convite para dar aulas, nossa primeira resposta foi não. Acredita?! Hesitamos em acreditar que fosse possível, que seria bom. A eduK marcou uma conversa pelo Skype com a gente e mostrou exemplos de cursos, falou da proposta desse novo modelo de ensino e das possibilidades de alcance e nos convenceu a tentar. Depois da experiência, tive a certeza que estávamos no caminho certo. A eduK é um exemplo de como a tecnologia é importante e interessante se for bem usada, não importa o meio, ou o tema, ela vem para agregar, para fazer ser mais possível. Sem a eduK, muitas pessoas não teriam acesso às nossas aulas e isso para mim, é o maior troféu que a eduK carrega. O Brasil é enorme, cheios de desafios e a eduK consegue transformá-lo em um só naquelas horas de curso... Quantas pessoas conectadas aprendendo, interagindo e se transformando, e ainda, gratuitamente, ao vivo!? Isso é fantástico. E ainda fazem isso de forma muito competente e profissional. Eu consigo chegar em várias pessoas pelos cursos da eduK, com toda essa tecnologia,  e passar a lindeza que é fazer artesanato, realizar com as mãos e ser mais analógico. E isso é o casamento perfeito do analógico com o digital.




Acho a eduK é fantástica. É uma empresa, eu diria também, 'orgulhosamente fora do normal'. A eduK é inovadora, corajosa e desafiante. A eduK está construindo um modelo de cursos totalmente inovador. Eles acreditam que esse é o futuro da comunicação e eu também acredito. Estamos ainda vivendo uma fase onde os modelos de ensino tradiconais ainda persistem, mas há muita gente estudando e indo atrás de escolas inovadoras, já existem diversos modelos! Formas de ensino mais independente e pró-ativo, é muito interessante quando a gente começa a ler e se informar sobre esses novos métodos... A eduK me ajudou a perceber que isso já está acontecendo! Já é real. A quantidade de pessoas que eles mobilizam e motivam através dos seus autores parceiros é inacreditável. A forma com que fazem isso é inspiradora. Sou muito orgulhosa e grata de fazer parte dessa equipe e estar com eles desde o início, com os primeiros cursos com as papeleiras. 

Os desafios são muitos. No primeiro curso das papeleiras, eu e Van estávamos muito ansiosas e nervosas, não tínhamos experiência nenhuma em aula on line e não tínhamos ideia se seria bom, se as pessoas iriam realmente aprender, era o nosso maior medo, as pessoas não aprenderem de verdade... E foi um sucesso! Eu e Van nos surpreendemos muito com os feedbacks, com os posts das pessoas que nunca haviam encadernado antes conseguindo fazer seus primeiros cadernos... Foi uma sensação muito boa, muito feliz. Transformadora. Dar um curso on line na eduK exige muita dedicação, muito trabalho antes e muito planejamento. Estar on line ao vivo é, eu diria, 'pertubador'! Hahahaha Mas é verdade... É muito difícil lidar com essa rapidez de informações que o ao vivo gera. É uma adrenalina forte e quando acaba o curso a vontade é de dormir uma semana direto...É uma experiência muito intensa. E muito boa. Adoro!

O que está por vir, Yoná?! Eu nunca sei. Deixo fluir. Tenho um processo criativo muito pessoal, e não sou das que planeja muito antes e fica pensando, pensando e pensando... Sou muito do agir, realizar, eu filosofo pouco na cabeça, gosto de experimentar na prática. Quando me convidam para uma nova aula na eduK acendo o fósforo e queimo as pestanas rapidamente no quesito 'ideia'. Ideia aprovada, aí é trabalho duro e muita lapidação... :) Podem ter certeza que assim que o fósforo for aceso, estarei aqui em meu ateliê preparando o melhor que eu puder para vocês! 



Yoná, foi uma delícia 'conversar' com você respondendo essas perguntinhas. Me fez colocar em palavras - o que muitas vezes é difícil e não paramos para fazer - sentimentos e pensamentos da Tê Pires. Obrigada pelo convite e por abrir esse espaço lindo seu, Chiquita Bacana Atelier ​ - Gente que Cria​, para mim! Beijo grande! E vamos continuar enchendo esse mundo de amor e beleza, para deixá-lo mais feliz! :)


Dados da Tê Pires: 
Tê Pires  design + papel + tecido + criatividade 
Instagram: @te_pires
Fotos que acompanham a entrevista, de Mariana Leal.
Links da fotógrafa:

5 comentários:

  1. Tê é um símbolo de amor ao trabalho.
    Paciente, educada, alto astral e está sempre pesquisando.
    Pessoal maravilhosa!
    Profissional espetacular!

    ResponderExcluir
  2. Oi Teresa, eu já te conheço, pois tive aula com vc na Eduk com encadernação sustentabilidades, que amei.Estou esperando vc fazer outro curso com a Vanessa,que eu vou assisti.Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Linda e Encantadora é assim que vejo a Terê e através de toda a sua arte também me encanto nesse mundo a fazer pessoas felizes com nossas criações..Parabéns pela entrevista.....Terê como não <3

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente maravilhosa essa mulher. De uma simplicidade e dedicação. Conheci as papeleiras por a caso procurando algo novo pra mim que estava no estado desempregada e mae de um recem nascido. Tinha algo em mim que precisava fazer mais nao so ficar cuidando de filho e esperando o marido. E então o santo Google me mostrou elas. Vi vaaaarias fotos e histórias embaladas por elas. Ate que a eduk proporcionou esse momento de papelar via internet. Graças a isso eu tbm papelo claro que não com a perfeição da te e da van mas tento transmitir amor em tudo que faço. No começo foi so um passa tempo. Mas hj proporciono a encadernação como uma fonte de renda. Sempre acompanhando a te e suas mil e uma criatividade. Amo e admiro a encadernadora que ela é.

    ResponderExcluir

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...