10 de maio de 2014

DIY: CACHEPÔ DE PAPIETAGEM

capa_post
Projeto e fotos por Alice Mantellato, blogueira convidada
Olá, meu nome é Alice Mantellatto, tenho 27 anos, sou artista plástica e arte educadora. Gosto de muitas coisas, mas as preferidas são abraçar minha gata Amélie e essa época do ano, quando o outono chega e tudo parece mais leve. Preparo um chá bem quentinho e aproveito a vida, sendo feliz com a simplicidade.
Divido meu tempo entre o trabalho com papel machê e aulas de Artes para crianças do 2º ao 5º ano, além dos afazeres domésticos, lazer e estudos. É um desafio a cada dia, mas quando vejo os resultados aparecendo, mesmo que em passos de formiguinha, meu coração se acalma.
Desde que descobri o papel machê, nunca mais parei de criar. É uma técnica versátil, acessível e apaixonante. Parece mágica quando pedaços de papel misturados em cola se transformam em peças coloridas e delicadas.
Fiquei super feliz quando a Andrea me convidou para elaborar uma peça de papel machê que seria o complemento do presente para o Dia das Mães. Pensei em algo simples e que pudesse fazer parte do dia a dia da mãe, decorando o cantinho preferido dela. Juntei o papel machê com flores e o resultado foi esse cachepô de papietagem!
Ficou com vontade de fazer um pra sua mãe? Vamos lá que eu te ensino, é bem fácil!
2
Cachepô de papietagem
Você vai precisar de:

- Vaso de plástico
- Cola branca
- Papel manilha
- Jornal
- Pincel
- Tinta plástica (látex PVA) branca e colorida
- Guardanapo estampado
- Fita decorativa (opcional)
- Verniz acrílico
- Vaso com flor (para colocar dentro do cachepô)
- CMC (Carboximetilcelulose de sódio/ goma CMC), usada como espessante para modelagem de pasta americana.

Como fazer:
Primeiro, dilua a cola branca em um pouco de água. Pique o papel manilha em tiras de aproximadamente 5 cm. Com o pincel, passe a cola em cada tira e em seguida, cole uma por uma no vaso, incluindo a parte interna. Não deixe nenhum espaço sobrando entre as tiras.
papietagem
Depois que a primeira camada secar, cole a segunda camada,  dessa vez usando tiras de jornal. Por que usar dois tipos de papel? Quando intercalamos os tipos de papel na papietagem, conseguimos identificar as falhas com facilidade.
Quando você for colar a segunda camada de tiras de papel, utilize o CMC, que é facilmente encontrado em lojas de artigos para festas. Ele é um pozinho que misturado à água, vira uma espécie de cola em gel. Costumo usar o CMC para fazer a papietagem, pois além de render mais, não deixa as mãos “grudando”.
Por que usar dois tipos de cola? Na primeira camada, usamos a cola branca porque ela tem uma maior aderência ao plástico. Se usássemos o CMC, perderíamos o trabalho, pois depois de seco, o papel se descola facilmente do plástico do vaso.
cachepô em branco

Após aplicar duas camadas de papietagem, passe duas demãos de tinta branca no vaso.

Pinte a parte interna do vaso, com tinta da cor de sua preferência.
guardanapo
Em seguida, retire as duas “películas” de papel branco do guardanapo estampado, pique em pedaços médios e inicia a papietagem, que nesse caso, funcionará como uma decoupage.
cmc e decoupage
Utilize o CMC e um pincel. Cuidado para não colocar muita força no pincel, pois o guardanapo rasga com facilidade.

Pinte a parte de baixo do vaso com a cor de sua preferência.

Para proteger o cahepô, passe duas camadas de verniz acrílico por cima de tudo.
Se quiser dar um toque de fofura final, cole uma fita decorativa entre a decoupage e a pintura, para separar as duas área e dar acabamento.
3
4
O cachepô pronto ficou assim. Pode ser usado sozinho como porta ‘coisas’ ou como suporte para uma plantinha.
Espero que tenham gostado da sugestão do presente! Convido você a dar uma passadinha no meu blog e conhecer um pouco mais do meu trabalho. Vou ficar muito feliz com a sua visita!
Beijos,
Alice Mantellatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...