10 de agosto de 2012

DIY: usando as latas de leite como vasinhos


Além de pintar, você pode fazer uma infinidade de coisas lindas com essas latas. Pode usar tecido, fitas, barbantes mais rústicos (lindo!), fio, linha ou lã, papel adesivo ou comum e até um pedaço de ‘mato’. É só colocar a criatividade pra trabalhar. Num próximo post mostro algumas das ideias mais bacanas pra fazer com elas.
Muita gente me perguntou como eu fiz, então fotografei tudo tipo um passo a passo, mas a verdade é que fazer qualquer coisa com essas latas é muito fácil. Mas, vamos lá!
Escolhi a tinta branca por dois motivos:
- Acho que a cor da lata acompanhando a cor das flores que irão dentro dela fica mais harmonico e bonito visualmente. Mas você também pode apostar em contrastes ou tom sobre tom.
- Pretendo guardar as latas para aniversários e projetos futuros e a cor branca é super neutra, dá pra compor qualquer decoração ou passar qualquer outra cor por cima.
Usei a tinta acrílica porque queria uma cobertura mais fosca, mas você pode optar por uma tinta com brilho, como um verniz.
Como você vai usar tinta, melhor colocar aquela roupa mais batida e usar um avental também. Por mais que as tintas e primers sejam solúveis em água, melhor não arriscar.
Prepare a mesa com uma toalha ou algo que não tenha problema se sujar, um chazinho ou um café (ou um vinho, se você for fazer isso à noite), bote aquele som que você gosta pra tocar e mãos a obra =)
Materiais usados (no meu caso eu usei):
18 latas de leite vazias, sem rótulo, sem cola, bem limpinhas e secas (se não enferrujam)
1 Fita Crepe ou outra fita que você tenha em casa (daquelas mais grossas)
1 Impermeabilizante de 170ml (eu usei o Aquaprimer)
1 Tinta acrílica de 170ml (mais consistente) ou PVA (mais líquida) na cor da sua preferência
1 Pincel macio tamanho pequeno/médio
Tesoura
Recipiente para água (para descansar e lavar o pincel)
Como fazer
1. Retire os rótulos das latas de leite e coloque-as num balde ou bacia com água fervendo. Pode jogar muita água fervendo em cima das latas, sem dó. Deixe uns dois minutinhos e então retire com cuidado pra não se queimar. Ou você pode jogar a água fervente e já em seguida retirar a cola, com uma faca pequena lisa (sem serrinha), com muito cuidado para não riscar a lata. Claro que vai acontecer de riscar um pouquinho, mas quase nem aparece.
Depois de retirar a cola, lave bem as latas com uma enponja de louça daquelas que não riscam (normalmente as azuis) e retire qualquer resíduo que tenha ficado. Deixe as latas de boca pra baixo em cima de um pano por alguns minutos e então seque-as muito bem.
2. Com a mesa preparada, delimite até aonde quer pintar as latas. No meu caso eu queria pintar menos da metade delas, então demarquei como vocês podem ver na foto abaixo. Cuide para que a fita fique retinha e passe umas duas voltas de fita, pra não acontecer da tinta passar para o outro lado (como aconteceu comigo!).
3. Com o pincel, passe uma demão generosa de Aquaprimer (impermeabilizante), sem muita frescura, já que ele somente será a base para a tinta. Você pode parar por aí ou então fazer como eu e dar duas demãos.
Espere secar por 72 horas ou então, coloque as latas no forno em temperatura média por aproximadamente 15 minutos (medo!). Eu preferi esperar secar naturalmente, mas como sou muito impaciente 
e não sei esperar
, foram apenas algumas horinhas entre o aquaprimer e a primeira demão de tinta. E deu certo mesmo assim :)
4. Com as latas impermeabilizadas e bem sequinhas, passe uma demão da tinta que você escolheu e espere secar bem. Vá aplicando a tinta até a cobertura ficar como você deseja. Devolta, deixe secar bem num local protegido (de umidade, pó, das crianças, dos gatos e cachorros – ou do seu marido desastrado). Dá até pra colocar um papel escrito “cuidado! não se aproxime! material radioativo”.
Eu dei umas 6 demãos de tinta pra que as latas ficassem bem branquinhas, como eu queria.
5. Depois de esperar secar muito bem, retire a fita crepe com muito cuidado e pronto!
A minha ideia inicial era exatamente a daquela foto que a Ana postou: usar somente as latas pintadas e pronto. Mas, como a tinta passou do outro lado da fita crepe (eu tinha que ter dado mais voltas), acabei usando a fita de cetim para camuflar isso. E gostei mais ainda, eu acho.
Para o aniversário da Mel usamos maços de Gypsophilla (mosquitinhos) com espuma floral bem molhada (usar água dentro das latas enferruja rapidinho). Tudo branquinho, tinta da lata, fita e flores. Ficou lindo que só e o principal: barato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...