10 de abril de 2013

Bolo de doce de leite e paçoca



Sempre tem como ficar melhor, não é? Muitas vezes algo que achamos muito bom se transforma de um jeito que consegue ficar ainda melhor. Tenho várias coisas nessa minha listinha de bom e melhor, tantas que não caberiam nas reduzidas linhas desse post, coisas simples como: Mãe é bom. Dando colo? Ainda melhor. Cachorro é bom. Filhotinho? Ainda melhor. Chico Buarque é bom. Cantando com Bethânia? Ainda melhor. E a inspiração para o post de hoje: Nosso bolo básico é bom. Recheado? Ainda melhor!

Ingredientes
  • receita de bolo base
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100ml de leite integral

  • 700g de doce de leite de boa qualidade
    (Doce de leite é algo que vale o investimento em uma boa marca. Do contrário, ficará com gosto de açúcar, pedaços duros e ressecará rápido. Escolha a marca com sabedoria.)

  • 1 xícara de paçoca esfarelada (Com a ponta dos dedos desfaça a paçoca, transformando em farinha)

  • 1 fava de baunilha
    (Na verdade sempre uso 1/2 colher de chá de essência de baunilha. Porém, se você tiver a fava, não hesite, abra ao comprido e retire as sementinhas.)
Modo de preparo
Asse o bolo em uma forma redonda sem buraco.
Deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar.

É muito importante ter paciência. Se desenformar ainda quente há chances de despedaçar ou quebrar. A massa tem que estar bem firme para suportar o recheio.
Com ela completamente fria, utilize uma faca longa de serra (uma de pão funciona muito bem). Corte as partes do bolo, formando 3 discos de massa. Tem quem prefira assar a massa em 3 formas, mas eu acho que ele fica ressecado demais, com muitas “casquinhas”. Fazendo o processo de fatiar, você consegue partes fofas e úmidas de bolo.
Agora basta ferver o leite com a baunilha e açúcar e começar a montar.
Coloque o disco do fundo, cubra com uma camada de doce de leite, polvilhe a paçoca, cubra com o disco do meio. (Cuidado que este será o mais complicado de transportar já que não tem a casquinha ressecada que dá firmeza). Se tiver um jogo americano de plástico, é uma boa opção, já que é reto, grande e facilita que deslize a massa sobre o recheio. Em cima do disco do meio regue um pouco do leite com sabor, e espalhe o doce de leite e paçoca.
O terceiro disco tem que ter o leite regado na parte inferior (a sem casquinha dele).
Transfira para cobrir o bolo. Se preferir, siga com mais uma camada de doce de leite, cobrindo completamente o bolo, incluindo as laterais.

Fonte: http://www.gulab.com.br/2013/04/bolo-de-doce-de-leite-e-pacoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...