30 de abril de 2013

MURUMURU: O ARGAN BRASILEIRO


Cada novidade tecnológica em cosméticos vira logo uma febre, né! Principalmente quando o novo ingrediente é exótico. Pois a vez do Argan já está passando e o que promete dominar as prateleiras e conversas é o Murumuru, frutinha que vem direto do nosso Brasil-sil-sil!
Ele era meio desdenhado entre as tantas outras riquezas da Amazônia. Sua história é meio triste, ó: é o fruto de uma palmeira que cresce nas matas do Pará, em lugares úmidos (principalmente no Baixo Tocantins e na Ilha de Marajó). Só que a árvore é cheia de espinhos e atrapalhava a passagem das pessoas, por isso era queimada ou cortada. Para piorar, o açaí, que cresce nas mesmas regiões, ficou famosinho e fez o murumuru quase desaparecer. Depois foi descoberto que o óleo extraído da semente tem propriedades emolientes (hidratantes) e ele voltou a ser cultivado (de forma sustentável). Ah, e hoje toda a árvore é aproveitada: os seringueiros utilizam sua semente para fazer anéis e botões e consomem o palmito, suas folhas viram abanadores, cestas, chapéus e roupas para rituais indígenas (que também usam os espinhos para a pintura tradicional) e seu tronco na construção de casas.


Mas até agora o Murumuru era usado com as mesmas finalidades do Karité – em hidratantes e batons. Aliás, ele é um dos ingredientes exóticos que fazem a linha de batons do Tom Ford ser um sucesso! Além disso, a manteiga de Murumuru é rica em ácidos graxos, que formam uma película protetora que ajuda a reter a umidade da pele, mantendo-a hidratada – por isso é usada até em cremes antissinais, com o da Natura Chronos. Já nos cabelos, ele proporciona brilho, hidratação e proteção, além de ter mais ‘afinidade’ com os fios das brasileiras. E a L’Oréal Professionnel acabou de lançar a linha Absolut Control que, segundo a sua criadora (e diretora do departamento de desenvolvimento da L’Oréal), Maya Colombani, é a primeira linha de produtos capilares que usa o tal do Murumuru. Os produtos prometem reduzir o volume, frizz e aumentar a hidratação. Se a frutinha agradar as consumidoras brasileiras (que, segundo Maya, estão entre as mais exigentes do mundo quando o assunto é cabelo), pode considerar o Argan aposentado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...