17 de setembro de 2011

Aprenda como fazer uma ecobag com uma camiseta antiga!


Minha EcoBag!

O plástico leva cerca de 400 anos para se decompor nos aterros sanitários ou nos lixões e o uso de material descartável em excesso resulta no acúmulo de lixo que vai parar nos bueiros, nos rios e nos mares, matando animais, demandando altos investimentos do governo para limpar essa bagunça e piorando a qualidade de vida das pessoas.
São distribuídas, no mundo, entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas por ano. Um produto que têm custo zero para o cliente, mas requer injeções de recursos para solucionar as complicações que elas causam a longo prazo.
Muitas pessoas ainda acreditam que a solução está na reciclagem, mas como as sacolas são descartadas incorretamente, geralmente misturadas a outros resíduos, elas ficam contaminadas e inviabilizam o processo. Além disso, o problema do excesso persiste. São 800 sacolas por ano para cada brasileiro enquanto existem várias alternativas como as bolsas de feira, as sacolas retornáveis e os carrinhos. A ideia é recusar, sempre que possível, as sacolinhas que já se tornaram vilãs internacionais e já são encontradas até mesmo em locais considerados paraísos ecológicos.
Pois bem, usar uma ecobag na hora de fazer as suas compras, de carregar livros ou material de trabalho e até de ir para a praia é uma atitude sustentável. Eu já tenho a minha! :)
ecobag está presente cada vez mais em ruas, feiras e supermercados do mundo. Porém, para ter uma versão exclusiva da sua sacola reutilizável não é preciso gastar  dinheiro. Basta transformar uma peça que, com certeza, você já tem no seu guarda-roupa. 
A artista Delia Randall ensinou como criar uma versão resistente e adorável. Só é necessária uma camisa de malha velha, pode ser até aquela cheia de furos de traça ou com manchas de que nunca mais foram usadas. Vão parecer até mais descoladas. “Não sou a pessoa mais verde do mundo, mas acredito que devemos cuidar do nosso planeta, e o principal ponto é tentar”, diz a criadora da arte.
Veja aqui o passo-a-passo elaborado pela Delia, no Greenstyle, e contribua com o fim do uso das sacolinhas plásticas.


Vai lá...É bem rapidinho! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...