14 de setembro de 2011

Das telas do cinema para o Atelier...



O Conceito de loft urbano foi consagrado mundialmente, com os grandes espaços industriais de Nova Iorque, convertidos para uso residencial mostrados em filmes de Hollywood. Tamanha foi a repercussão desta época, que hoje, muitos dos apreciadores do Loft Living (vida em lofts), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais e que sua primeira versão urbana, aconteceu na França, no década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier.
No período, do final da década de 60 e inicio da década de 70, eram considerados lofts, somente os grandes espaços convertidos, situados nos andares superiores de industriais e galpões. Guardadas as devidas proporções, os lofts representavam um espaço residencial diferenciado, que só encontrava paralelo, nos sofisticados apartamentos de cobertura (en:penthouse apartment).
Com a exposição em filmes, como espaço sofisticado mas despojado, rapidamente, o mercado imobiliário, passou a oferecer Soft Lofts e Loft Apartments, um tipo de residência menor, mas com quarto situado em mezanino, pé direito elevado (geralmente duplo), plano aberto (en:open plan), planta livre, sala e cozinha integrados, e na maioria dos casos, grandes áreas envidraçadas. 
O conceito de loft continua evoluindo, incorporando novos elementos tais como, eficiência, sustentabilidade, design universal e acessibilidade. Tal é a quantidade e diversidade de adjetivos que estão sendo adicionados, que ainda vai demorar para que loft deixe de ser sinônimo de inovação.



Vamos combinar...Quer coisa mais americana que loft?!
Acho o conceito interessante, entretanto, para mim, prefiro ambientes menores, mais aconchegante (mais pertinho um do outro, sabe?! )...  Agora, deixando as preferências de lado, da para tirar boas idéias, para qualquer ambiente, a partir da decoração usada aqui.
Se gostou, levanta a mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...