12 de outubro de 2011

Entendendo um pouco mais sobre...

Imbuia - Antigamente era abundante, mas hoje é matéria-prima escassa, o que lhe confere alto valor comercial no ramo moveleiro. Tem afabilidade ao entalhe, longa durabilidade e excelente aparência: de cor parda em geral, possui veios que vão do amarelo ao marrom com riscas pretas.

Aço inox - A aparência brilhante atraente do aço inox, mantida ao longo do tempo com cuidados simples, associada à alta resistência à corrosão, torna esse material adequado na fabricação de móveis e objetos de uso doméstico.

Couro natural - O couro natural ocupa a posição de material nobre, sendo muitíssimo utilizado em estofados. O couro bovino é o mais utilizado, devido às suas características únicas de maciez, resistência e durabilidade.

Laca - A laca, um verniz natural, é uma resina obtida de plantas. Após a aplicação de cada camada (várias, às vezes mais de vinte) seguem-se a secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, e o polimento, para obter homogeneidade e brilho. Sobre o objeto assim preparado podem executar-se diferentes técnicas de decoração: pintura, gravura, incrustação etc.
A laca é bastante utilizada no acabamento final de móveis de madeira.

Sarja - Tecido geralmente de algodão, liso, com pequena a média gramatura, com toque cheio e macio, por vezes ligeiramente feltrado. Feito em ponto de sarja. Adapta-se na lavagem, por vezes feltrando ligeiramente.

Alumínio - O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido a uma camada protetora de óxido.

Nogueira - A madeira da nogueira é considerada uma das mais valiosas das diversas classes de madeira existentes. É de uma dureza comparável à do carvalho, mas mais fácil de trabalhar e extraordinariamente decorativa por seus tons vivos e escuros.

Carvalho - A madeira do carvalho é valiosa, em especial a do cerne, escuro e pesado. Os largos raios medulares, na forma de faixas mais escuras ou mais claras, distinguem-se facilmente. É uma matéria-prima extremamente durável.

Ipê - A madeira ipê é usada na fabricação de móveis mobília e aplicações em materiais expostos ao ar livre. É cada vez mais popular seu uso como material de “decking” devido à sua resistência e durabilidade.

Teca - A teca é uma madeira de densidade média, boa durabilidade e relativa leveza, usada de forma marcante na fabricação de móveis. Seu aspecto bonito, de tom marrom-dourado, pode escurecer quando exposto ao ar livre, passando a um marrom um pouco mais escuro, mas igualmente belo. De veios homogêneos, a teca pode ser usada tanto para mobiliário de luxo em interiores, quanto para obras imersas ou expostas à água, devido a sua alta resistência.

Vidro - O vidro é um material com tempo indeterminado de permanência no meio ambiente sem se degradar e um dos materiais mais recicláveis que existe. Pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis, o que permite uma infinidade de aplicações em decoração.

Wengé - É uma madeira bastante escura, variando entre da cor negra até o castanho escuro. Sua secagem é lenta e produz um risco de deformação mínimo. É extremamente dura, exigindo ferramentas de corte de elevada qualidade. Muito utilizada na indústria de móveis.

Apuí - O apuí é um cipó que cresce sobre outras árvores, lançando raízes aéreas do alto em direção ao chão, abraçando e dominando a árvore que o hospedou à medida que se desenvolve.

Laminado - É um elemento decorativo utilizado como revestimento, inclusive de móveis. Sobre sua superfície podem ser adicionadas texturas e diversos padrões de acabamento com simulação de padronagem de madeiras, granitos, mármores, metais e outros materiais.

Jacquard – Tecidos com padrões de grandes dimensões, obtidos em teares Jacquard. Os mecanismos complexos do tear Jacquard permitem obter diversos desenhos, como flores, folhas e diversos outros, de tamanho praticamente ilimitado, que não podem ser obtidos por teares com liços. Os tecidos são adamascados, brocados e tecidos para mobiliário.

Recouro - Nos últimos anos, em virtude de o couro ser um material de alto custo, das tendências da moda e outras exigências da vida moderna, ampliou-se consideravelmente o mercado de materiais diversos, sintéticos e naturais, para substitui-lo. Dentre eles criou-se o recouro, um couro reconstituído, misto de aparas de couro, resinas e outros produtos.

Metacrilato - É um material termoplástico rígido, considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado por sua facilidade de adquirir formas, leveza e alta resistência. Também chamado de vidro acrílico.

Macassar - Madeira nobre, na maior parte das vezes muito escura e densa. É rara e muito utilizada na fabricação de mobiliário.

Madeira de demolição - A madeira de demolição é um material ecologicamente correto e uma alternativa interessante para a construção de móveis e objetos variados, devido à sua origem: trata-se de matéria-prima que não seria mais usada. Nenhuma tendência de decoração dispensa a utilização de móveis com esse estilo.

Ilhote - Faz parte do grupo de espécies de pinheiros. Com madeira leve, geralmente contém nós.

Freijó - Possui o cerne castanho-claro-amarelado e uniforme, podendo apresentar manchas e estrias enegrecidas e paralelas; superfície lustrosa, moderadamente áspera ao tato e moderadamente pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...