2 de outubro de 2011

Plantas "Vilãs" na Decoração


Mamona
Muitas plantas podem esconder venenos por trás de sua aparente inocência e beleza. De acordo com Daniel, paisagista e colunista do Hoje em Casa,  muitas são utilizadas indiscriminadamente em arborização urbana, parques e jardins, colocando não só os animais, mas principalmente as crianças em risco de intoxicação.
Com a palavra, Daniel:
“Uma das plantas mais tóxicas que, felizmente, não tem valor ornamental é a mamona (Ricinus communis), cuja semente pode causar sérios danos à saúde, desde uma simples intoxicação digestiva até convulsões e a morte.Com a palavra, Daniel:
Comigo-ninguém-pode
Por outro lado, algumas muito utilizadas para enfeitar lares, parques e jardins brasileiros são perigosas, devido a uma substância chamada oxalato de cálcio que, se ingerida, pode causar sérios problemas gastrointestinais e obstrução das vias aéreas superiores. Caso entre em contato com os olhos, pode causar lesões irreversíveis na córnea. Uma das plantas mais comuns que possuem este princípio ativo é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena), mas ele pode estar muito perto também em espécies ornamentais como o antúrios (Anthurium andraeanum), caladium ou tinhorão (Caladium bicolor), copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), entre outras.
Azaleia
azaleia (Rhododendron sp) e a alamanda (Allamanda cathartica) possuem umas das flores mais belas dos jardins, mas possuem substâncias que podem causar sérios danos cardíacos, se ingeridas.
Outra espécie ornamental muito perigosa e bastante utilizada em arborização urbana é a espirradeira (Nerium oleander). Ela tem vários princípios ativos tóxicos, como os glicosídeos cianogênicos, que causam paralisia do coração. Para se ter ideia do quanto esta planta é perigosa, é necessário apenas 0,18g para matar um homem de 80 kg.
Alamanda
Além das substâncias tóxicas, devemos tomar cuidado também com a estrutura das plantas. Muitas delas podem causar acidentes com crianças e animais. É o caso da coroa-de-cristo (Euphorbia milii), que além do látex venenoso, pode machucar com seus espinhos afiados.

From: Hoje em Casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...