9 de outubro de 2011

Socorro, não tenho roupa!


Qualquer semelhança com o dilema de Irene (interpretado pela Mônica Martelli), 
não é mera coincidência! :)



Como organizar seus armários de roupas

Na correria do dia a dia, você abre seu guarda-roupa e nunca encontra o que quer usar? Ou então você o olha e pensa que não cabe mais nada lá dentro?

Uma boa organização pode resolver o problema. Muitas vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho significativo de espaço. Com tudo em ordem, também fica mais fácil encontrar aquelas peças perdidas na bagunça de antes.

Fique tranquila, pois é possível ter um armário bem arrumado com todas as roupas bem divididas e com aparência impecável, como se tivessem acabado de sair da loja. Basta seguir as nossas orientações.


Preparação
Inspiração - Antes de dar início à missão de organizar seu guarda-roupa, você precisa se inspirar. Tire um dia de folga, vista uma roupa confortável e ligue o som com uma música animada.

Limpeza - Roupas bem conservadas não combinam com sujeira e mofo. Por isso, antes de começar a organização, limpe seu guarda-roupa. Passe um pano úmido e use aparelhos elétricos antimofo.

Seleção - Um armário de roupas organizado só pode ter o que você realmente usa. Logo, separe roupas e sapatos da estação passada. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves, roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros e luvas.

Coloque-os em saco de armazenamento à vácuo até a próxima temporada e guarde-os em um maleiro. Nos organizadores a vácuo, as roupas não têm contato com ar e não correm o risco de serem contaminadas com poeira, mofo e ácaro.

Além de proteger as roupas, você ganha espaço para organizar melhor as peças que está usando e as que eventualmente for comprar.

Sessão desapego - Analise friamente o que você não usa, por não servir mais ou por precisar de conserto. Se já está guardado por muito tempo e você sobreviveu por muito tempo sem eles, passe para frente.

Para simplificar, pergunte a você mesma há quanto tempo não usa a peça. Se a resposta revelar que não a veste há mais de um ano, desfaça-se dela já! Doe para quem precisa e abra caminho para o novo.


Iluminação





Providencie luz para seus armários de roupas. Os armários, feitos em madeiras escuras, costumam ficar mal iluminados com a luz do quarto, dificultando encontrar a peça que queremos. Uma dica é colocar dentro deles lâmpadas que acendem automaticamente quando se liga a luz do aposento, no caso de armários sem portas, ou quando se abre a porta.

Se não houver tomadas que possibilitem uma instalação adequada, você pode utilizar lâmpadas que funcionem com bateria. Um armário ou closet bem iluminado facilita na hora de encontrar a roupa e também no momento de limpá-lo.

Novidade - Já existe no mercado iluminação interna com leds, tecnologia de emissão de luz, acionada por sensor quando a pessoa se aproxima. A vantagem desse tipo de iluminação é que não aquece o ambiente nem desbota as roupas. As lâmpadas podem ser instaladas no cabideiro, nas gavetas e prateleiras.


Como dividir e dispor roupas
Divida seu armário em setores. Um setor de peças mais longas como vestidos, casacos, túnicas e robes, um setor de camisas e blazers e um setor de calças e saias. A sugestão deixa seu armário mais organizado e facilita o acesso às roupas. Dica: Alguns armários têm prateleiras ajustáveis, o que ajuda a planejar o espaço para cada setor.


Cabides
Para ganhar espaço, os cabides devem ser colocados na mesma direção, todos com o gancho para dentro. Atente-se para os tipos de cabide e saiba como pendurar cada peça de roupa.

Para calças, escolha cabides com hastes curtas e pregadores nas extremidades. Dobre as calças, assim as peças não correm o risco de escorregar ou amassar. Use o mesmo tipo de cabide para saias e bermudas, mas não as dobre, pois podem ficar marcadas. Estique as peças entre as presilhas e, para facilitar o manuseio, pendure no máximo duas peças.

Peças de ombros largos como casacos, jaquetas e blazers devem ser penduradas em cabides anatômicos com ombreiras. Os cabides precisam ser resistentes para suportar as roupas pesadas.

O cabide estilo bumerangue é o mais apropriado para guardar vestidos, blusas e camisas. Roupas de tecido fino devem ser cobertas com uma capa protetora.

Você também pode separar suas roupas por tamanho e cor. Seguindo a ordem de tamanho, primeiro coloque nos cabides os vestidos longos e normais, depois os sobretudos, blazers, conjuntos e camisas e por fim as calças compridas.

Depois de dispor as roupas por tamanho, separe-as por cor, nessa mesma proporção. Assim você cria uma sequência em degradê: branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro e preta.

Afaste-se um pouco e olhe seu armário. Se estiver harmonioso, estamos no caminho certo. Se não, pense e tente ver o que não lhe agrada


Gavetas e Colmeias


São ideais para colocar peças miúdas, como lingerie, meias, suéteres, camisetas, shorts. Se forem grandes, você pode organizar criando espaços com divisórias e caixas. Pode por em uma gaveta grande, por exemplo, uma divisão para colocar lingerie, meias e lenços.

Separe uma gaveta e coloque suas calcinhas e sutiã, separados por cor. Forme conjuntos, colocando a calcinha dentro do bojo do sutiã.

As meias de lã, algodão e finas podem ficar juntas. As meias finas devem ser mantidas em sacos plásticos para não desfiar. Não as feche como um casulo, pois o elástico pode esticar. É preferível dobrá-las.

Camisetas e pijamas não amassam se forem guardados enrolados. Se você possui prateleiras ou colmeias, podem ser colocados dobrados e separados por cores. Fica bonito e fácil de localizar a peça que você quer.

Também guarde suéteres e blusas de frio em gavetas ou colmeias. O mesmo para as roupas de ginástica, pois são leves e geralmente não amassam.

Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde meias, bijuterias e lingeries.

Acessórios - Na gaveta, guarde juntos, echarpes, luvas, cachecóis e bonés. Ou então os pendure no armário. Você pode aproveitar um cabide de cintos ou uma caixa bonita.


Sapatos
Sapatos - A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos. Existem caixas com uma janela transparente onde você vê o sapato. Então coloque todos em caixas e arrume um sobre o outro. Será fácil localizá-los e estarão protegidos.

Outra opção são caixas com etiquetas, onde você escreve o tipo de sapato e sua cor. Empilhe as caixas para ganhar mais espaço. Arrume os sapatos um ao lado do outro ou, para sobrar ainda mais espaço, coloque um em cima do outro. Proteja-os com um tecido de tela, evitando que se risquem e mantendo a ventilação. O tecido da tela pode ser comprado por metro em lojas do gênero.


Bolsas
Prateleiras ou colmeias são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você as compra, assim permanecerão bonitas por mais tempo. Arrume-as uma ao lado da outra em uma prateleira, seguindo padrão de tamanho e cor. Você também pode pendurar em um mancebo as bolsas que usa com mais frequência.

Sacos porosos, como os de TNT, feltro e algodão, também são excelentes para guardar as bolsas e até sapatos, pois os deixam respirar e evitam que mofem. Lojas que vendem esses itens costumam entregá-los nesses sacos. Guarde e use-os para acondicionar e protegê-los.


Conservação
As bolinhas de naftalina são muito usadas para conservar as roupas no armário, porém é preciso atentar para o forte odor que pode impregnar nas peças. Então, se for usar naftalina, não deixe que toque as roupas e a coloque dentro de meias velhas.

Cubinhos de cânfora são alternativas para combater o mofo e ainda deixar um cheirinho de limpeza. O aroma também pode ser obtido com sachês perfumados nas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides.

Outra dica bem simples antimofo é o giz de quadro negro. Alguns bastões espalhados no guarda-roupa absorvem a umidade, mas lembre-se de trocá-los regularmente.

Se suspeitar que traças estejam passeando pelo seu armário, tire tudo e coloque para tomar sol. Passe um pano úmido com sabão neutro no seu móvel e um desumidificador ou sílica em gel para eliminar o mofo. Quando o armário estiver seco, guarde as peças de novo.


Aproveite todas essas dicas da Bebel Ferreira e comece a organização do seu guarda-roupa. Se você tem pouco espaço, não desanime, essa dicas podem ser aplicadas mesmo em um armário pequeno.

Preciso confessar... Preciso ler todas essas dicas elaboradas pela Bebel, tal como uma mantra! Aff!

2 comentários:

  1. Oi amiga!
    Eu diria que esse post seu é de utilidae pública!
    Amei
    Bjus
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  2. *Risos*
    Seu desejo é uma ordem! Adicionei a categoria Utilidade Pública, Querida!

    Beijos enormes,

    ResponderExcluir

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...